Os vencedores já foram escolhidos!

Depois de uma votação aberta ao público, o júri do projeto “A Nossa Floresta” reuniu-se para definir 5 ideias vencedoras. Os vencedores pertencem à Escola Profissional Magestil, ao Instituto Profissional de Transportes e ao Externato Marista de Lisboa.

Foram recebidas 16 candidaturas distribuídas pelas 3 categorias: Campanha de Comunicação; Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento de Produto. Foram envolvidos 3646 alunos e 221 professores.

A Nossa Floresta é um projeto desenvolvido pelo PEFC Portugal com o objetivo de promover o consumo responsável de produtos de origem florestal através de um concurso de ideias destinado a todas as escolas do ensino secundário do distrito de Lisboa, podendo as escolas participar em 3 categorias distintas: Campanha de Comunicação – com o objetivo divulgar a importância da utilização de produtos certificados; Tecnologia e Inovação – com o objetivo fomentar novas aplicações da tecnologia nos produtos de base florestal e Desenvolvimento do Produto – com o objetivo desenvolver novos produtos de base florestal certificada.

Após uma votação aberta ao público, foi realizada uma Reunião de Júri composta pelo PEFC, pelo Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros e pela Sair da Casca, consultora do projecto, determinando assim as 5 ideias vencedoras.

Os trabalhos selecionados pertencem à Escola Profissional Magestil, ao Externato Marista de Lisboa e ao Instituto Profissional de Transportes, podendo ser consultados em https://www.anossafloresta.pt/votacoes/

As escolas e alunos vencedores poderão usufruir de diferentes prémios e poderão ainda vir a colaborar com diversos parceiros para que as suas ideias possam agora ser postas em prática!

 

Aqui fica a listagem dos trabalhos, sendo que poderão sempre consultar as candidaturas (estas e todas as concorrentes)  em https://www.anossafloresta.pt/votacoes/.

Escola Profissional Magestil | Categoria de Desenvolvimento de Produto:
– Trabalho 004: foi desenhado um vestido totalmente biodegradável para a estação de Primavera/Verão.
– Trabalho 011: a proposta dos alunos foi apresentar um kit para as crianças criarem os seus próprios colares e pulseiras, à base de madeira, promovendo assim um brinquedo mais sustentável.

Instituto Profissional de Transportes | Categoria de Campanha de Comunicação:
– Trabalho 014: os alunos pretendem “animar” o website do PEFC Portugal, criando para isso uma canção de sensibilização chamada “Pela Floresta é que vamos/ comovidos e sentidos”, reunindo diferentes gerações na concretização deste tema musical.

Externato Marista de Lisboa | Categoria de Tecnologia e Inovação e categoria de Desenvolvimento de Produto:
– Trabalho 015: a ideia passa pelo desenvolvimento de um website em que as pessoas inscrevem-se como voluntários para a limpeza de florestas ou podem ainda adquirir objetos feitos de bambu, madeira reciclada ou cortiça.
– Trabalho 016: este grupo de alunos propõe-se a desenvolver uma garrafa reciclada, revestida a cortiça e com mensagens de sensibilização.

De qualquer forma, a participação e envolvimento de todos foi fundamental para promover um consumo mais sustentável de produtos de origem florestal por isso estão todos de parabéns.

 

 

Sobre o Projeto “A Nossa Floresta”

A Nossa Floresta é um projeto desenvolvido pelo PEFC Portugal e cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P., no âmbito do projeto “There isn’t a Planet B” da AMI.

O Projeto visa a promoção do consumo sustentável de produtos de origem florestal através de um concurso de ideias proposto aos jovens do ensino secundário. Os vencedores do concurso terão a possibilidade de ver concretizada a sua ideia que, após a sua concretização, serão objeto de uma campanha de comunicação com o objetivo de levar os seus exemplos e inspiração mais longe.

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Sabias que…

30 abril, 2019

Sabias que…

A forma como desenhamos os produtos tem um forte impacto no meio ambiente?

Boa Páscoa

18 abril, 2019

Boa Páscoa

A Páscoa é a época do ano em que se consome mais chocolate. No entanto, este consumo pode ser prejudicial para a biodiversidade das florestas onde é plantado o cacau, provocando também uma deflorestação muito grande.

Sabe mais sobre os benefícios da madeira!

7 março, 2019

Sabe mais sobre os benefícios da madeira!

Imagina que tens que escolher o mobiliário do teu quarto (ou até de tua casa) ou que podes ajudar os teus professores a repensar o que existe na escola…Optem sempre por madeira, e preferencialmente, sempre certificada!

Última chamada!

15 maio, 2019

Última chamada!

Já só faltam 2 dias para terminar o prazo de entrega dos trabalhos!