Depois do Externato Marista, hoje é a vez de darmos voz às professoras do IPtrans – Instituto Profissional de Transportes/Escola Profissional de Loures, que em conjunto com os seus alunos, criaram um tema musical vencedor do projeto A Nossa Floresta.
Esta escola profissional defende que o espaço escolar deve ser um local aberto à comunidade e como tal, capaz de gerar boas influências.
Como entendemos a Escola como um espaço aberto para a comunidade, as suas práticas desejam-se verdadeiramente influenciadoras, pelo menos nos locais onde se inserem. Dessa forma, acreditamos que, qualquer que seja a instituição de ensino, a mesma deve ter uma postura aberta para promover conceitos e tomar atitudes capazes de privilegiar a sustentabilidade ambiental.
Acreditamos que o benefício da construção de atitudes positivas pode e deve contribuir para as bases de um futuro melhor. Logo, acreditamos que ainda é prematuro prever as consequências deste projeto junto da comunidade escolar, já que a atitude natural decorre do facto de ter havido sempre o desejo de contribuir para um mundo responsável e equilibrado.
Com o projeto “A Nossa Floresta”, e percebendo desde logo a importância da escassez de recursos, demos mais um passo importante junto dos alunos, que queremos continuar a garantir, pois tem sido premente a discussão da sustentabilidade na nossa instituição de ensino. Em termos concretos, tomámos consciência da existência, e respetiva importância, do PEFC como entidade certificadora, na qual assenta a sustentabilidade florestal e, por extensão, o equilíbrio ambiental.
A escola não é um lugar só para estudar, mas também para se encontrar, conversar, confrontar-se com o outro. Acreditamos que é, acima de tudo, um modo de ser, de ver, fator e produto da sociedade. Assim, temos a real possibilidade de melhor transmitir a mensagem de sustentabilidade, nomeadamente, através do nosso tema musical “Pela Floresta é que Vamos”.
Temáticas como a redução, sempre que possível, do uso de papel, ajudar a perceber onde nos pode levar o uso indiscriminado dos recursos hídricos e ainda como proceder para uma maior economia de energia elétrica também podem ser veículos de transmissão desta mensagem.
Obrigada pela vossa colaboração!
12 junho, 2019
Se ainda não votaste no teu trabalho favorito, hoje é a tua última oportunidade!
30 abril, 2019
A forma como desenhamos os produtos tem um forte impacto no meio ambiente?
6 junho, 2019
Hoje é dia de partilharmos os trabalhos do Externato Marista de Lisboa, que entregou 3 candidaturas nas categorias de Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento de Produto.