Hoje é a vez de conhecermos melhor as professoras da ideia musical!

Depois do Externato Marista, hoje é a vez de darmos voz às professoras do IPtrans – Instituto Profissional de Transportes/Escola Profissional de Loures, que em conjunto com os seus alunos, criaram um tema musical vencedor do projeto A Nossa Floresta.
Esta escola profissional defende que o espaço escolar deve ser um local aberto à comunidade e como tal, capaz de gerar boas influências.

 

  1. Enquanto escola, qual a importância de participar em projetos extracurriculares que promovam um consumo mais sustentável?

Como entendemos a Escola como um espaço aberto para a comunidade, as suas práticas desejam-se verdadeiramente influenciadoras, pelo menos nos locais onde se inserem. Dessa forma, acreditamos que, qualquer que seja a instituição de ensino, a mesma deve ter uma postura aberta para promover conceitos e tomar atitudes capazes de privilegiar a sustentabilidade ambiental.

 

  1. De que forma é que considera que o projeto “A Nossa Floresta” ajudou a vossa escola a adquirir novos conhecimentos sobre produtos de origem florestal sustentáveis?

Acreditamos que o benefício da construção de atitudes positivas pode e deve contribuir para as bases de um futuro melhor. Logo, acreditamos que ainda é prematuro prever as consequências deste projeto junto da comunidade escolar, já que a atitude natural decorre do facto de ter havido sempre o desejo de contribuir para um mundo responsável e equilibrado.

Com o projeto “A Nossa Floresta”, e percebendo desde logo a importância da escassez de recursos, demos mais um passo importante junto dos alunos, que queremos continuar a garantir, pois tem sido premente a discussão da sustentabilidade na nossa instituição de ensino. Em termos concretos, tomámos consciência da existência, e respetiva importância, do PEFC como entidade certificadora, na qual assenta a sustentabilidade florestal e, por extensão, o equilíbrio ambiental.

 

  1. Como é que pensam continuar a transmitir a mensagem pela comunidade escolar?

A escola não é um lugar só para estudar, mas também para se encontrar, conversar, confrontar-se com o outro. Acreditamos que é, acima de tudo, um modo de ser, de ver, fator e produto da sociedade. Assim, temos a real possibilidade de melhor transmitir a mensagem de sustentabilidade, nomeadamente, através do nosso tema musical “Pela Floresta é que Vamos”.

Temáticas como a redução, sempre que possível, do uso de papel, ajudar a perceber onde nos pode levar o uso indiscriminado dos recursos hídricos e ainda como proceder para uma maior economia de energia elétrica também podem ser veículos de transmissão desta mensagem.

 

Obrigada pela vossa colaboração!

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

PEFC Portugal – Aprende mais sobre quem está por trás de “A Nossa Floresta”!

5 fevereiro, 2019

PEFC Portugal – Aprende mais sobre quem está por trás de “A Nossa Floresta”!

O PEFC Portugal é uma associação sem fins lucrativos que ajuda empresas que estejam ligadas a produtos de origem florestal a fazer uma gestão mais sustentável do seu uso.

A certificação florestal em Portugal

23 maio, 2019

A certificação florestal em Portugal

Sabes qual é a área de floresta certificada PEFC em Portugal?São 277 356 hectares, o que equivale a quase 390 campos de futebol!

Boa Páscoa

18 abril, 2019

Boa Páscoa

A Páscoa é a época do ano em que se consome mais chocolate. No entanto, este consumo pode ser prejudicial para a biodiversidade das florestas onde é plantado o cacau, provocando também uma deflorestação muito grande.

O testemunho da Escola Profissional Magestil!

7 outubro, 2019

O testemunho da Escola Profissional Magestil!

A Escola Profissional Magestil, conhecida pelos seus cursos ligados à Moda, pretende motivar os seus alunos a adotarem padrões de consumo cada vez mais conscientes, e por isso, projetos como "A Nossa Floresta" tornam-se cada vez mais úteis nesta passagem de conhecimento.