O testemunho do Externato Marista de Lisboa

Esta escola tem demonstrado, ao longo dos anos, um claro envolvimento com as questões ambientais, procurando sempre novas formas de melhorar.

Hoje, entrevistamos a Coordenadora e Professora Responsável, que ajudaram os alunos a tornarem-se vencedores do projeto A Nossa Floresta!

  1. Enquanto escola, qual a importância de participar em projetos extracurriculares que promovam um consumo mais sustentável?

A preocupação com a sustentabilidade ambiental tem sido, desde sempre, uma preocupação do Externato Marista de Lisboa (EML). Há 11 anos que somos distinguidos com a Bandeira Verde, pela Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece as boas práticas do EML no que concerne à promoção de comportamentos sustentáveis.

Sempre que a calendarização dos projetos o permite, gostamos de abraçar iniciativas de entidades externas ao EML que possam ajudar a promover cada vez mais uma consciência ecológica e social de toda a comunidade educativa, desde uma perspetiva integradora e cristã de cuidado da nossa casa comum.

 

  1. De que forma é que considera que o projeto “A Nossa Floresta” ajudou a vossa escola a adquirir novos conhecimentos sobre produtos de origem florestal sustentáveis?

A sessão de esclarecimento dinamizada pela equipa do projeto revelou-se muito esclarecedora sobre o que eram produtos de origem florestal sustentáveis e quais os destinos possíveis para os mesmos. Para além disso, o trabalho de investigação que os alunos efetuaram também permitiu conhecer melhor este tipo de produtos. Resta-nos agora o desafio de passar deste grupo mais restrito para o resto da comunidade, nomeadamente professores e alunos.

 

  1. Como é que pensam continuar a transmitir a mensagem pela comunidade escolar?

De uma forma geral, os projetos divulgados no âmbito da promoção da sustentabilidade ambiental têm, na página do EML e nas nossas redes sociais, um lugar de destaque. Para além desta forma de divulgação, também nas reuniões gerais de pais e encarregados de educação fazemos a promoção dos principais projetos em que os alunos do externato estão envolvidos.

Para além disto, à medida que os vários projetos se vão desenrolando, contamos ir apresentando aos professores, pais e outros alunos, principalmente o projetos da escola, envolvendo-os.

 

A Nossa Floresta agradece a vossa colaboração!

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Uma manhã inspiradora!

23 dezembro, 2019

Uma manhã inspiradora!

Depois de vários meses a explorar de que forma as florestas fazem parte do nosso dia-a-dia, as 3 escolas vencedoras do concurso partilharam as suas ideias inspiradoras ao longo de uma manhã, no Centro de Interpretação de Monsanto.

Já ouviste falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

6 novembro, 2019

Já ouviste falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

É bem provável que sim! Mas nunca é demais recordar algumas ideias-chave…e já agora, perceber quais são os ODS que o projeto “A Nossa Floresta” pretende promover. Consegues adivinhar quais são? Já lá vamos!

Os vencedores já foram escolhidos!

19 junho, 2019

Os vencedores já foram escolhidos!

Depois de uma votação aberta ao público, a equipa do projeto reuniu-se para definir as 5 ideias vencedoras e…já temos a escolha!

Floresta e moda, uma opção sustentável?

14 fevereiro, 2019

Floresta e moda, uma opção sustentável?

Sabiam que as fibras de origem florestal necessitam de 60 vezes menos água que o algodão e produzem 13 vezes menos emissões de carbono do que o poliéster?