Os vencedores do Externato Marista, conhecidos mais de perto!

Do Externato Marista de Lisboa, surgiram 2 grandes ideias vencedoras do projeto – por um lado a Teresa e Margarida, que passam agora para o 12.º ano, apresentaram a ideia de desenhar e produzir uma garrafa feita com materiais das nossas florestas – sempre com a preocupação que estes sejam certificados.
Mas agora, o grande objetivo passa por dar vida a esta ideia e por isso, pretende-se que as alunas aproveitem a disciplina de Projeto, e que durante este ano letivo desenvolvam um protótipo. Este poderá ainda culminar na criação de um exemplar desenvolvido com o apoio de algum parceiro do PEFC!
Em paralelo, a Teresa e Margarida irão ainda usufruir do seu prémio, no valor de 500€, utilizando esta verba para participar num workshop ligado ao design de equipamentos. Estamos certos que daqui surgirá a inspiração e conhecimento necessários para a criação de novas ideias!

O outro grupo vencedor, composto pelo Miguel e pelo João, apresentou a ideia de desenvolvimento de uma plataforma online onde seriam promovidas e divulgadas limpezas de florestas pelo país. Nesta plataforma, seria ainda possível adquirir produtos de base florestal certificada (como bambu e cortiça). Por isso, está previsto os alunos participarem numa formação em desenvolvimento de websites, para que possam ganhar todo o conhecimento técnico necessário!

E terão ainda a oportunidade de conhecer mais de perto a “matéria-prima” do seu trabalho: a nossa floresta! Para isso, está previsto realizarem uma visita guiada, com o apoio da equipa do PEFC, a uma floresta na área de Lisboa. Certamente que ficarão a conhecer (ainda) melhor a enorme diversidade dos espaços verdes da cidade!

E porque ainda há um prémio para a Escola, no valor de 1500€, as professoras responsáveis já puseram “mãos à obra”: será criada uma horta vertical na parede da Capela, criando assim mais uma “mancha florestal” no interior da escola.

Parabéns mais uma vez aos alunos e professores do Externato Marista de Lisboa, que tornam-se agora “Embaixadores” na preservação das nossas florestas.

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Os vencedores já foram escolhidos!

19 junho, 2019

Os vencedores já foram escolhidos!

Depois de uma votação aberta ao público, a equipa do projeto reuniu-se para definir as 5 ideias vencedoras e…já temos a escolha!

Do que estamos realmente a falar? Não fiques à toa!

28 fevereiro, 2019

Do que estamos realmente a falar? Não fiques à toa!

A floresta faz parte do nosso dia-a-dia, embora possamos nem sempre dar conta disso. Mas os materiais extraídos deste ambiente podem ser encontrados no mobiliário, na roupa, nos utensílios…

Hoje, dedicamos o espaço aos alunos do IPtrans – Instituto Profissional de Transportes, uma das 3 escolas vencedoras!

24 setembro, 2019

Hoje, dedicamos o espaço aos alunos do IPtrans – Instituto Profissional de Transportes, uma das 3 escolas vencedoras!

"Pela Floresta é que vamos/comovidos e sentidos" Assim se intitula a música, já criada, que foi uma das ideias vencedoras do projeto A Nossa Floresta.

Porque devemos valorizar a Floresta Autóctone?

22 novembro, 2019

Porque devemos valorizar a Floresta Autóctone?

Amanhã comemora-se o Dia da Floresta Autóctone! Mas sabes o que significa? E porque estas espécies são tão relevantes? A floresta autóctone representa as árvores originárias do próprio território: neste caso, o nosso, português!