Os vencedores do Externato Marista, conhecidos mais de perto!

Do Externato Marista de Lisboa, surgiram 2 grandes ideias vencedoras do projeto – por um lado a Teresa e Margarida, que passam agora para o 12.º ano, apresentaram a ideia de desenhar e produzir uma garrafa feita com materiais das nossas florestas – sempre com a preocupação que estes sejam certificados.
Mas agora, o grande objetivo passa por dar vida a esta ideia e por isso, pretende-se que as alunas aproveitem a disciplina de Projeto, e que durante este ano letivo desenvolvam um protótipo. Este poderá ainda culminar na criação de um exemplar desenvolvido com o apoio de algum parceiro do PEFC!
Em paralelo, a Teresa e Margarida irão ainda usufruir do seu prémio, no valor de 500€, utilizando esta verba para participar num workshop ligado ao design de equipamentos. Estamos certos que daqui surgirá a inspiração e conhecimento necessários para a criação de novas ideias!

O outro grupo vencedor, composto pelo Miguel e pelo João, apresentou a ideia de desenvolvimento de uma plataforma online onde seriam promovidas e divulgadas limpezas de florestas pelo país. Nesta plataforma, seria ainda possível adquirir produtos de base florestal certificada (como bambu e cortiça). Por isso, está previsto os alunos participarem numa formação em desenvolvimento de websites, para que possam ganhar todo o conhecimento técnico necessário!

E terão ainda a oportunidade de conhecer mais de perto a “matéria-prima” do seu trabalho: a nossa floresta! Para isso, está previsto realizarem uma visita guiada, com o apoio da equipa do PEFC, a uma floresta na área de Lisboa. Certamente que ficarão a conhecer (ainda) melhor a enorme diversidade dos espaços verdes da cidade!

E porque ainda há um prémio para a Escola, no valor de 1500€, as professoras responsáveis já puseram “mãos à obra”: será criada uma horta vertical na parede da Capela, criando assim mais uma “mancha florestal” no interior da escola.

Parabéns mais uma vez aos alunos e professores do Externato Marista de Lisboa, que tornam-se agora “Embaixadores” na preservação das nossas florestas.

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Boa Páscoa

18 abril, 2019

Boa Páscoa

A Páscoa é a época do ano em que se consome mais chocolate. No entanto, este consumo pode ser prejudicial para a biodiversidade das florestas onde é plantado o cacau, provocando também uma deflorestação muito grande.

O testemunho do Externato Marista de Lisboa

17 setembro, 2019

O testemunho do Externato Marista de Lisboa

Esta escola tem demonstrado, ao longo dos anos, um claro envolvimento com as questões ambientais, procurando sempre novas formas de melhorar. Hoje, entrevistamos a Direção e Professora Responsável, que ajudaram os alunos a tornarem-se vencedores do projeto A Nossa Floresta!

Sabe mais sobre as vantagens da cortiça!

9 abril, 2019

Sabe mais sobre as vantagens da cortiça!

Provavelmente, já sabias que Portugal é o maior exportador de cortiça a nível mundial. Mas afinal, quais são as principais vantagens deste material?

A floresta também pertence à cidade!

31 outubro, 2019

A floresta também pertence à cidade!

Para quem vive nas cidades, facilmente esquece que as florestas são essenciais, especialmente para o meio urbano!