Do que estamos realmente a falar? Não fiques à toa!

A floresta faz parte do nosso dia-a-dia, embora possamos nem sempre dar conta disso. Mas os materiais extraídos deste ambiente podem ser encontrados no mobiliário, na roupa, nos utensílios…por isso, a escolha que fazemos diariamente pode fazer a diferença na preservação da floresta. Nunca te esqueças que as tuas escolhas importam e podem ter um impacto!

Mas como podes fazer escolhas informadas?

Para isso, deixamos alguns conceitos brevemente explicados que poderão ser uma boa ajuda para uma participação mais ativa no projeto “A Nossa Floresta”!

  • Certificação florestal: esta é uma garantia de que a matéria-prima (como por exemplo, a madeira) utilizada no produto em questão advém de um processo sustentável – ou seja, teve em conta o desenvolvimento social e económico das comunidades florestais e uma exploração controlada do meio ambiente.
  • Gestão florestal sustentável: esta gestão assegura a preservação da floresta, a segurança e direitos dos trabalhadores, a utilização de alternativas naturais face a produtos químicos, entre outros. Deve ser feita a longo prazo, sendo os resultados muitas vezes apenas visíveis anos mais tarde. Numa altura em que a redução da área florestal a nível mundial está a aumentar, esta gestão torna-se cada vez mais relevante.
  • Consumo consciente: passa por utilizar recursos e consumir produtos e serviços de forma consciente – ou seja, evitando ou eliminando o desperdício e reduzindo o impacto negativo (social e ambiental).

Ajuda-nos a tornar a nossa floresta cada vez mais parte do dia-a-dia e da cidade de Lisboa.

Participa!

Data limite de inscrições: 8 de março.

#anossafloresta

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Hoje é a vez de conhecermos melhor as professoras da ideia musical!

20 setembro, 2019

Hoje é a vez de conhecermos melhor as professoras da ideia musical!

Depois do Externato Marista, hoje é a vez de darmos voz às professoras do IP Transportes! Esta escola profissional de Loures defende que o espaço escolar deve ser um local aberto à comunidade e como tal, capaz de gerar boas influências.

Acompanha as ideias vencedoras!

9 setembro, 2019

Acompanha as ideias vencedoras!

A Nossa Floresta está de regresso!

Termina hoje a votação do público!

12 junho, 2019

Termina hoje a votação do público!

Se ainda não votaste no teu trabalho favorito, hoje é a tua última oportunidade!

Sabias que…

28 maio, 2019

Sabias que…

A floresta é muito mais do que "apenas" madeira"?