Já ouviste falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

É bem provável que sim!

Mas nunca é demais recordar algumas ideias-chave…e já agora, perceber quais são os ODS que o projeto “A Nossa Floresta” pretende promover. Consegues adivinhar quais são? Já lá vamos!

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança uma resolução chamada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas.

E todos podem ter um papel ativo na concretização destes objetivos! Governos, empresas, sociedade civil…TU mesmo(a)! Os temas de atuação são muito variados, desde a erradicação da fome à proteção do ambiente.

E “A Nossa Floresta”, onde pretende fazer a diferença?
Ao promover o consumo sustentável (ODS #12) de produtos de origem florestal, o projeto pretende ser uma inspiração para:

Promover e preservar espaços verdes nas cidades! Em 2018, cerca de 55% da população mundial já vivia nas cidades, sendo estas responsáveis por pelo menos 70% da emissão de carbono. (ODS #11).

• Incentivar a escolhas de consumo sustentáveis que fazemos no dia-a-dia (como por exemplo, optar por produtos de madeira certificada, reduzir o plástico e reutilizar ao máximo objetos). Em 2050, está previsto que a população atinja 9.6 mil milhões. Isto significa que será preciso o equivalente a 3 planetas Terra para sustentar os estilos de vida atuais. (ODS #12).

• Reconhecer a importância das nossas florestas e dos seus benefícios, contribuindo para um reequilíbrio da Natureza. Entre 1998-2017, os desastres naturais causados pelas alterações climáticas provocaram a perda de cerca de 1.3 milhões de vidas humanas. (#13).

 

Fontes:
https://www.undp.org/content/undp/en/home/sustainable-development-goals/goal-11-sustainable-cities-and-communities.html
https://www.un.org/sustainabledevelopment/wp-content/uploads/2016/08/12.pdf
https://sustainabledevelopment.un.org/sdg13

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Uma alternativa ao algodão e poliéster usados na roupa

2 maio, 2019

Uma alternativa ao algodão e poliéster usados na roupa

Sabias que... Para produzir apenas 1 quilograma de algodão, são necessários 20.000 litros de água? Que outras alternativas existem?

Sabias que…

28 maio, 2019

Sabias que…

A floresta é muito mais do que "apenas" madeira"?

NO PLANET B – Do que trata esta ação?

5 fevereiro, 2019

NO PLANET B – Do que trata esta ação?

Novas ideias e novas atitudes. A NO PLANET B, ação da União Europeia, pretende gerar conhecimento e compreensão crítica face ao tema das alterações climáticas.

Hoje é a vez de conhecermos melhor as professoras da ideia musical!

20 setembro, 2019

Hoje é a vez de conhecermos melhor as professoras da ideia musical!

Depois do Externato Marista, hoje é a vez de darmos voz às professoras do IP Transportes! Esta escola profissional de Loures defende que o espaço escolar deve ser um local aberto à comunidade e como tal, capaz de gerar boas influências.