Floresta e moda, uma opção sustentável?

Sabiam que as fibras de origem florestal necessitam de 60 vezes menos água que o algodão e produzem 13 vezes menos emissões de carbono do que o poliéster? Desta forma acabam por ser uma excelente alternativa não só aos tecidos sintéticos, que são responsáveis por meio milhão de toneladas de microfibras de plástico, que quando não são recicladas acabam nos oceanos, mas também são uma alternativa ao algodão, que é uma cultura que requer muita água.

Os materiais mais utilizados na indústria da moda são as fibras sintéticas e o algodão, cerca de 88%, daí ser fundamental mudar o setor da moda e torná-lo mais sustentável através por exemplo da utilização de outros tipos de matérias-primas, como as fibras de origem florestal.

A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estão a trabalhar em conjunto na iniciativa Forests for Fashion, que liga os materiais provenientes florestas geridas de forma sustentável ao mundo da moda.

Saibam mais sobre o projeto Forest for Fashion em https://www.pefc.org/projects/markets/forests-for-fashion-initiative

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Última chamada!

15 maio, 2019

Última chamada!

Já só faltam 2 dias para terminar o prazo de entrega dos trabalhos!

Do que estamos realmente a falar? Não fiques à toa!

28 fevereiro, 2019

Do que estamos realmente a falar? Não fiques à toa!

A floresta faz parte do nosso dia-a-dia, embora possamos nem sempre dar conta disso. Mas os materiais extraídos deste ambiente podem ser encontrados no mobiliário, na roupa, nos utensílios…

Porque devemos valorizar a Floresta Autóctone?

22 novembro, 2019

Porque devemos valorizar a Floresta Autóctone?

Amanhã comemora-se o Dia da Floresta Autóctone! Mas sabes o que significa? E porque estas espécies são tão relevantes? A floresta autóctone representa as árvores originárias do próprio território: neste caso, o nosso, português!

Termina hoje a votação do público!

12 junho, 2019

Termina hoje a votação do público!

Se ainda não votaste no teu trabalho favorito, hoje é a tua última oportunidade!