Uma alternativa ao algodão e poliéster usados na roupa

As roupas que escolhemos podem causar um forte impacto ambiental.

Para produzir apenas 1 quilograma de algodão, são necessários 20.000 litros de água! E este quilo de algodão apenas compõe um par de calças e uma t-shirt.

Outro material também muito comum na confeção de roupas é o poliéster – mas sabias que este é feito com recurso a petróleo?

Grande parte das soluções que existem hoje em dia causam danos bastante negativos ao meio-ambiente.

Felizmente, investigadores têm procurado alternativas mais sustentáveis, e têm surgido algumas soluções, como por exemplo o loncell – esta técnica permite criar fibras têxteis a partir de madeira, e materiais reciclados como jornais, papelão e outros.

Primeiro, a celulose (removida das árvores) é diluída, de seguida essa substância é transformada numa fibra, podendo esse composto ser reutilizado.

Sabe mais sobre esta técnica no artigo: http://sciencenordic.com/finding-eco-friendly-alternatives-cotton-%E2%80%94-forest 

Conheces mais exemplos?
Partilha connosco!

#anossafloresta #consumoresponsavel

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Já pensaste em plantar uma árvore?

13 novembro, 2019

Já pensaste em plantar uma árvore?

Plantar uma árvore tem inúmeras vantagens e pode ser uma excelente oportunidade para juntar amigos ou família!

NO PLANET B – Do que trata esta ação?

5 fevereiro, 2019

NO PLANET B – Do que trata esta ação?

Novas ideias e novas atitudes. A NO PLANET B, ação da União Europeia, pretende gerar conhecimento e compreensão crítica face ao tema das alterações climáticas.

Boa Páscoa

18 abril, 2019

Boa Páscoa

A Páscoa é a época do ano em que se consome mais chocolate. No entanto, este consumo pode ser prejudicial para a biodiversidade das florestas onde é plantado o cacau, provocando também uma deflorestação muito grande.

A Nossa Floresta, nas palavras do PEFC Portugal!

9 outubro, 2019

A Nossa Floresta, nas palavras do PEFC Portugal!

Paula Salazar, enquanto Secretária-Geral do PEFC Portugal e responsável pelo projeto A Nossa Floresta, foi entrevistada pela AMI para explicar como decorre este projeto dedicado à promoção de produtos de origem florestal sustentável.