Sabias que…

A forma como desenhamos os produtos tem um forte impacto no meio ambiente?

Já ouviste falar sobre o ecodesign? É um conceito que tem como principal objetivo criar produtos, embalagens, serviços e processo ecológicos eficientes que representem menor impacto para o meio ambiente. Assim, pretende considerar todo o “ciclo de vida” dos produtos, desde que estes são concebidos até que são descartados na natureza, nomeadamente, considerando a quantidade de energia que é envolvida nos processos.

Partilhamos um exemplo disso mesmo: uma guitarra eléctrica criada em cortiça! Um jovem português, aluno de Design de Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, recorreu a cortiça expandida (reciclada) e assim conseguiu reduzir em 75% a utilização de madeira no corpo da guitarra.

Sabe mais em:

https://www.jn.pt/local/noticias/viana-do-castelo/viana-do-castelo/interior/aluno-portugues-criou-uma-guitarra-eletrica-de-cortica-10779710.html 

E atenção! Caso participes na Categoria de Desenvolvimento de Produto, este artigo pode ajudar-te!

#anossa floresta #consumoresponsavel

Gostaste do que leste?

Então, partilha este artigo!

Outras notícias

Os vencedores já foram escolhidos!

19 junho, 2019

Os vencedores já foram escolhidos!

Depois de uma votação aberta ao público, a equipa do projeto reuniu-se para definir as 5 ideias vencedoras e…já temos a escolha!

E para terminar a ronda dos vencedores, esta semana dedicamos o espaço à Magestil!

2 outubro, 2019

E para terminar a ronda dos vencedores, esta semana dedicamos o espaço à Magestil!

Sabemos que a Moda pode ter um papel fundamental na promoção de um consumo sustentável e começam a surgir já várias alternativas de materiais que preservam melhor o nosso ambiente.

Conhece o trabalho do Instituto Profissional de Transportes!

11 junho, 2019

Conhece o trabalho do Instituto Profissional de Transportes!

Sabiam que esta escola propõe-se a "animar" o site do PEFC Portugal com a criação de um verdadeiro tema musical ligado à sustentabilidade florestal?

Porque devemos valorizar a Floresta Autóctone?

22 novembro, 2019

Porque devemos valorizar a Floresta Autóctone?

Amanhã comemora-se o Dia da Floresta Autóctone! Mas sabes o que significa? E porque estas espécies são tão relevantes? A floresta autóctone representa as árvores originárias do próprio território: neste caso, o nosso, português!