Amanhã comemora-se o Dia da Floresta Autóctone!
Mas sabes o que significa? E porque estas espécies são tão relevantes?
A floresta autóctone representa as árvores originárias do próprio território: neste caso, o nosso, português!
Sabes qual é “a nossa floresta”?
36% do território nacional é constituído por floresta e 72% dessa floresta é constituída por espécies florestais autóctones. Algumas dessas espécies são os carvalhos, medronheiros, sobreiros, castanheiros, loureiros, azinheiras, pinheiros-manso e tantas outras. Segundo o último Inventário Florestal Nacional, a maior área de floresta em Portugal é coberta por montado (sobreiro e azinheira), o que representa cerca de 1/3 da floresta.
E porque são estas árvores autóctones tão importantes?
– Estão mais adaptadas às condições do solo e do clima nacionais. Logo, tornam-se mais resistentes a pragas e doenças e a secas;
– São habitat para diversas espécies animais também estas autóctones;
– Embora tenham um crescimento mais lento, são geralmente mais resistentes aos incêndios florestais (algo que é, infelizmente, um risco constante no nosso país).
Mas estas são apenas algumas das suas vantagens! Para saberes mais sobre as espécies indígenas de Portugal, podes consultar este Guia:(https://www.icnf.pt/api/file/doc/2ed27ed862242e3e)
Por isso, é tão importante sabermos reconhecer estas espécies e preservá-las.
Hoje é o dia da Floresta Autóctone, aproveita para passear pela floresta e fazer um reconhecimento das diferentes árvores que pertencem “à nossa floresta”!
6 novembro, 2019
É bem provável que sim! Mas nunca é demais recordar algumas ideias-chave…e já agora, perceber quais são os ODS que o projeto “A Nossa Floresta” pretende promover. Consegues adivinhar quais são? Já lá vamos!
19 março, 2019
O papel não é o único produto de origem florestal que utilizamos no dia-a-dia.
12 junho, 2019
Se ainda não votaste no teu trabalho favorito, hoje é a tua última oportunidade!
5 fevereiro, 2019
O PEFC Portugal é uma associação sem fins lucrativos que ajuda empresas que estejam ligadas a produtos de origem florestal a fazer uma gestão mais sustentável do seu uso.