Sabiam que as fibras de origem florestal necessitam de 60 vezes menos água que o algodão e produzem 13 vezes menos emissões de carbono do que o poliéster? Desta forma acabam por ser uma excelente alternativa não só aos tecidos sintéticos, que são responsáveis por meio milhão de toneladas de microfibras de plástico, que quando não são recicladas acabam nos oceanos, mas também são uma alternativa ao algodão, que é uma cultura que requer muita água.
Os materiais mais utilizados na indústria da moda são as fibras sintéticas e o algodão, cerca de 88%, daí ser fundamental mudar o setor da moda e torná-lo mais sustentável através por exemplo da utilização de outros tipos de matérias-primas, como as fibras de origem florestal.
A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estão a trabalhar em conjunto na iniciativa Forests for Fashion, que liga os materiais provenientes florestas geridas de forma sustentável ao mundo da moda.
Saibam mais sobre o projeto Forest for Fashion em https://www.pefc.org/projects/markets/forests-for-fashion-initiative
5 fevereiro, 2019
Novas ideias e novas atitudes. A NO PLANET B, ação da União Europeia, pretende gerar conhecimento e compreensão crítica face ao tema das alterações climáticas.
26 março, 2019
Anualmente, 8 milhões de toneladas de plásticos invadem os nossos oceanos!
23 abril, 2019
As sessões de esclarecimento nas escolas ainda estão a decorrer!
14 fevereiro, 2019
O rótulo ecológico – marca PEFC, é um selo que permite a todos clientes e consumidores identificar e diferenciar os produtos que provêm de florestas certificadas.