Sabemos que a Moda pode ter um papel fundamental na promoção de um consumo sustentável e começam a surgir já várias alternativas de materiais que preservam melhor o nosso ambiente.
As alunas Yig Cheu e Laura Piper, vencedoras de uma das ideias, foram ao encontro desta necessidade urgente de mudarmos os padrões de consumo. E para isso, propõem a criação de um vestido totalmente sustentável! Utilizando um tecido biodegradável, com botões de madeira, as jovens estudantes do curso de Design de Moda mostram que é possível criar roupa confortável e amiga do ambiente!
Já o segundo grupo, composto por três jovens – a Joana Olho Azul, Carene Teixeira e Neuza Amaral, inspirou-se no setor infantil. Esta é outra área em que muitos dos produtos são feitos à base de materiais poluentes, como o plástico. Por isso, a criatividade das alunas levou-as a desenhar um “Kit” para as crianças fazerem os seus próprios colares e pulseiras! Tanto a caixa como as missangas seriam feitas com madeira certificada e o manual de instruções teria ainda mensagens de apoio à prevenção das florestas!
Mas agora, sabemos que é a altura de usufruir dos prémios…para isso, as 5 alunas já têm uma vontade: utilizar a verba (500€ por grupo) para uma viagem a Madrid: esta não é “apenas” uma ida à capital espanhola, é acima de tudo uma oportunidade que os alunos do 2.º ano do curso têm para participar na ARCO, uma feira internacional de moda, e ainda visitar várias fábricas de textis.
E porque estamos a falar de uma escola profissional com diferentes cursos ligados à Moda, o Prémio Escola (no valor de 1500€) vai ser utilizado para a compra de diferentes materiais de apoio às aulas práticas – como licras sustentáveis e teares em madeira certificada!
Parabéns a todas!
#Anossafloresta “PEFCPortugal “EscolaMagestil
26 março, 2019
Anualmente, 8 milhões de toneladas de plásticos invadem os nossos oceanos!
24 setembro, 2019
"Pela Floresta é que vamos/comovidos e sentidos" Assim se intitula a música, já criada, que foi uma das ideias vencedoras do projeto A Nossa Floresta.
7 junho, 2019
Este colégio escolheu a categoria de Campanha de Comunicação para apresentar a sua ideia, que pretende dinamizar um verdadeiro "sunset" capaz de mobilizar e envolver o seu público-alvo numa verdadeira mudança de comportamentos!