As roupas que escolhemos podem causar um forte impacto ambiental.
Para produzir apenas 1 quilograma de algodão, são necessários 20.000 litros de água! E este quilo de algodão apenas compõe um par de calças e uma t-shirt.
Outro material também muito comum na confeção de roupas é o poliéster – mas sabias que este é feito com recurso a petróleo?
Grande parte das soluções que existem hoje em dia causam danos bastante negativos ao meio-ambiente.
Felizmente, investigadores têm procurado alternativas mais sustentáveis, e têm surgido algumas soluções, como por exemplo o loncell – esta técnica permite criar fibras têxteis a partir de madeira, e materiais reciclados como jornais, papelão e outros.
Primeiro, a celulose (removida das árvores) é diluída, de seguida essa substância é transformada numa fibra, podendo esse composto ser reutilizado.
Sabe mais sobre esta técnica no artigo: http://sciencenordic.com/finding-eco-friendly-alternatives-cotton-%E2%80%94-forest
Conheces mais exemplos?
Partilha connosco!
#anossafloresta #consumoresponsavel
17 janeiro, 2020
No próximo dia 29 de janeiro, irá realizar-se o Seminário público dos projetos financiados pelo NOPLANETB da AMI, um dos quais o projeto A Nossa Floresta.
5 fevereiro, 2019
O PEFC Portugal é uma associação sem fins lucrativos que ajuda empresas que estejam ligadas a produtos de origem florestal a fazer uma gestão mais sustentável do seu uso.
7 outubro, 2019
A Escola Profissional Magestil, conhecida pelos seus cursos ligados à Moda, pretende motivar os seus alunos a adotarem padrões de consumo cada vez mais conscientes, e por isso, projetos como "A Nossa Floresta" tornam-se cada vez mais úteis nesta passagem de conhecimento.